Home Home About Contact
Log in Sign Up Search media
Home About Contact Log in Sign Up Search media
Ligth
Dark
English (United States)
Serbian (Latin, Serbia)
Afghanistan
Aland Islands
Albania
Algeria
American Samoa
Andorra
Angola
Antigua
Argentina
Aruba
Australia
Austria
Azerbaijan
Bahamas
Bahrain
Barbados
Belarus
Belgium
Bosnia
Bulgaria
Cambodia
Central African Republic
China
Croatia
Cyprus
Czech Republic
Egypt
England
Estonia
Faroe Islands
Finland
France
Georgia
Germany
Hungary
Iraq
Ireland
Jamaica
Japan
Luxembourg
Macau
Macedonia
Malta
Mauritius
Moldova
Monaco
Montenegro
Netherlands
Nigeria
Pakistan
Palestine
Philippines
Romania
Russia
Saudi Arabia
Serbia
Slovenia
Spain
Swaziland
Sweden
Syria
Tanzania
Thailand
Turkey
United States
Venezuela
Vietnam
Yemen
Other
Log in Sign Up

Arts
Arts
Autos
Bezbednost
Business
Bussiness
Cars
Economy
Entertainment
Environment
Fashion
Finance
Food
Hardver
Healt
Health
Internet
IT
Jobs
Life
Lifestyle
Magazine
Mobilni
News
News
Opinião
Opinion
Politica
Politics
Politics
Politics
Science
Softver
Sports
Tech
Tech
Technology
Tehnology
TV
Weather
World
Sedma sila

Club - k Angola

CLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos. Nós Reportamos, Você Decide!
club-k.net
Web, Angola
Subscribe

Somagec vai financiar duas linhas de interligação eléctrica entre Angola e RDC com início das obras previsto para 2026

Luanda — A empresa Somagec, através da sua subsidiária Meridia Energy, anunciou a entrada em fase final de estruturação de dois dos mais ambiciosos projectos de interligação eléctrica da África Austral: as linhas de transmissão Soyo-Inga-Cabinda e Laúca-Kolwezi, que vão reforçar a integração energética entre Angola e a República Democrática do Congo (RDC). Fonte: Club-k.net Com início das obras previsto para 2026, os projectos contam com investimento integralmente privado, sem recurso à dívida pública, sendo considerados estratégicos para o desenvolvimento económico regional e a consolidação de Angola como fornecedor regional de energia eléctrica. Acordos e Aprovações Governamentais O desenvolvimento dos dois projectos foi formalizado em Janeiro de 2025, com a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), numa cerimónia realizada no Hotel Epic Sana, em Luanda. O processo conta com o apoio institucional do Ministério da Energia e Águas, o aval do Governo da RDC, e aprovação irrevogável do ECOFIN e do Conselho de Ministros da RDC Soyo–Inga–Cabinda: energia de Angola via RDC O primeiro projecto prevê a construção de uma linha de alta tensão que interligará Soyo à província de Cabinda, passando por Matadi, na RDC. A infra-estrutura permitirá pela primeira vez que Cabinda seja abastecida directamente através da rede nacional de energia de Angola, pondo fim à sua histórica dependência de fontes externas e instáveis. A linha também reforçará as exportações energéticas angolanas para a RDC, num modelo de integração regional e cooperação energética. Laúca–Saurimo–Kolwezi: electrificação regional e impulso ao Corredor do Lobito O segundo projecto terá mais de 1.200 quilómetros de extensão e ligará a central hidroeléctrica de Laúca ao centro mineiro de Kolwezi, passando pelas cidades de Saurimo e Luau. Esta linha visa alimentar o coração industrial da RDC com energia limpa e fiável, ao mesmo tempo que assegura a electrificação estrutural do leste de Angola. Com a chegada da rede à província da Lunda Sul, espera-se um aumento significativo do investimento privado em infra-estruturas, promovendo desenvolvimento económico local sem recurso a financiamento público ou dívida soberana. Financiamento garantido e impacto macroeconómico Segundo a Somagec, os estudos técnicos e financeiros estão concluídos, e o financiamento já está assegurado, com a participação de investidores institucionais europeus, americanos e africanos. A empresa destaca-se como uma das poucas entidades privadas em África a liderar projectos de transmissão energética transnacionais com financiamento 100% privado. Estes projectos terão impacto directo na balança de pagamentos de Angola, estabilidade fiscal do sector eléctrico, criação de empregos, aumento do PIB dos dois países e na formação de novas zonas económicas sustentadas por energia fiável.  

8/1/2025 11:02:12 PM

Read more ->

Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“ sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji 2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi. Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila. Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme. Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo, kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa usavršavanjem projekta.

About Privacy policy Terms Contact Advertising

Social network

© 2025 Sedmasila All rights reserved.

Services

REGISTER MEDIA