Governo angolano autoriza despesa de 25,1 milhões de euros para tratamentos de VIH-Sida
Luanda - O Presidente angolano autorizou uma despesa de 26,7 mil milhões de kwanzas, cerca de 25,1 milhões de euros, para aquisição de medicamentos e outros meios destinados ao Programa do VIH-SIDA e das Hepatites Virais.
Fonte: SAPO
Segundo um despacho presidencial hoje publicado no Diário da República, que autoriza a despesa e formaliza a abertura do procedimento eletrónico para a aquisição dos meios, serão comprados medicamentos, testes rápidos, reagentes e outros materiais necessários ao programa, com o objetivo de reduzir a mortalidade e a morbilidade associadas a estas patologias.
À ministra da Saúde cabe, como entidade competente, aprovar as peças do procedimento, verificar a validade e legalidade dos atos, adjudicar as propostas e celebrar os contratos.
Angola regista em média cerca de 28 mil novas infeções por Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) por ano e aproximadamente 13 mil mortes relacionadas com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida).
Segundo dados divulgados em dezembro de 2025 pela Rede Angolana de Organizações de Serviços de Sida, Tuberculose e Malária (ANASO), vivem atualmente no país cerca de 350 mil a 380 mil pessoas com VIH, das quais aproximadamente 200 mil são mulheres, cerca de 32 mil são crianças entre os zero e os 14 anos e 36 mil são jovens.
A ANASO tem alertado para o impacto da redução dos financiamentos internacionais destinados ao combate ao VIH, o que tem afetado as ações de prevenção e acompanhamento nas comunidades, bem como a disponibilidade de antirretrovirais, testes rápidos, reagentes laboratoriais e preservativos, essenciais para o controlo da doença.
O Programa Nacional de Luta contra o VIH e as hepatites virais, coordenado pelo Ministério da Saúde, visa garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico, incluindo a prevenção da transmissão do vírus de mãe para filho, num contexto em que apenas cerca de metade das pessoas que vivem com VIH no país tem acesso regular à terapêutica antirretroviral.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.